Grupo de Pesquisa Genos

Total de projetos de pesquisa


Número total de itens: 16

2014

1.   2014-Atual. Delineamento de expectativas de formação e avaliação da formação proporcionada por egressos dos cursos de graduação da EMUS UFBA, e por alunos evadidos destes cursos.
Descrição: O presente projeto faz parte de um projeto institucional mais amplo em colaboração com os professores Dr. Heinz Schwebel e Dr. Lucas Robatto, articulando esforços no mapeamento das expectativas e perfis de formação de calouros, veteranos e estudantes evadidos dos cursos da Escola de Música da UFBA. Esse projeto será realizado com uma abordagem quali-quantitativa para os dados gerados em um escopo de sujeitos composto por egressos e estudantes evadidos dos cursos da EMUS/UFBA. O principal objetivo desse projeto é entender as expectativas e o perfil de formação de egressos e estudantes evadidos dos cursos de graduação da EMUS/UFBA, propondo assim um plano de ação resultante das análises dos dados, frente às ponderações qualitativas dos pesquisadores envolvidos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Doutorado: (2) . Integrantes: Daiana Maciel da Silva - Integrante / Guilherme Bertissolo - Coordenador / Lucas Robatto - Integrante / Marina Monroy - Integrante / Menahen Hein Farias - Integrante / Sara Dumont Fadigas - Integrante / José Rodrigues - Integrante.
Membro: Daiana Maciel da Silva.
Descrição: O presente projeto faz parte de um projeto institucional mais amplo em colaboração com o professor Dr. Lucas Robatto, articulando esforços no mapeamento das expectativas e perfis de formação de calouros, veteranos e estudantes evadidos dos cursos da Escola de Música da UFBA. Esse projeto será realizado com uma abordagem quali-quantitativa para os dados gerados em um escopo de sujeitos composto por egressos e estudantes evadidos dos cursos da EMUS/UFBA. O principal objetivo desse projeto é entender as expectativas e o perfil de formação de egressos e estudantes evadidos dos cursos de graduação da EMUS/UFBA, propondo assim um plano de ação resultante das análises dos dados, frente às ponderações qualitativas dos pesquisadores envolvidos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Guilherme Bertissolo - Coordenador / Menahem Hein de Oliveira Farias - Integrante / Daiana Maciel da Silva - Integrante.
Membro: Guilherme Bertissolo.
2.   2014-Atual. Ferramentas Computacionais para a Análise de Grandes Coleções Musicais
Descrição: Utiliza ferramentas como o Humdrum e Music21 para a análise de um grupo grande de obras musicais como os quartetos de Haydn, Mozart, e Beethoven.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Pedro Ribeiro Kroger Junior - Coordenador / Marcos da Silva Sampaio - Integrante.
Membro: Pedro Ribeiro Kroger Junior.
3.   2014-Atual. Métrica de comparação de melodias baseada em relações de contornos musicais para análise de grandes coleções de música
Descrição: A complexidade de tempo de execução dos algoritmos de comparação de contornos da Teoria de Relações de Contornos Musicais (Similaridade (CSIM), Similaridade difusa (CSIM+) e Similaridade por contornos embutidos (ACMEMB)) limita seu uso a estruturas de pequenas dimensões, tais como motivos melódicos. O objetivo deste projeto é aprimorar tais algoritmos para reduzir esta complexidade.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Marcos da Silva Sampaio - Coordenador / Pedro Ribeiro Kroger Junior - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1
Membro: Marcos da Silva Sampaio.

2013

1.   2013-2014. Análise estatística das características musicais das obras para flauta solo do período entre 1710 e 1810.
Descrição: Este plano de trabalho faz parte de um grande projeto de pesquisa executado por um grupo de nove pessoas dividido em equipes que trabalharam com tarefas interdependentes entre si visando atingir múltiplos objetivos nas áreas de Musicologia, Computação Musical e Estatística, que desenvolveram todo o sistema de trabalho da pesquisa relacionando-se com objetivos específicos de estudar as fontes, analisar contornos, estudar ferramentas, estatísticas e compor obras musicais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Doutorado: (3) . Integrantes: Daiana Maciel da Silva - Coordenador / Marcos Sampaio e Silva - Integrante / Guilherme Bertissolo - Integrante / Lucas Robatto - Integrante / Marina Monroy - Integrante / Menahen Hein Farias - Integrante / Sara Dumont Fadigas - Integrante / Simei Almeida - Integrante / Alisson Gonçalves - Integrante.
Membro: Daiana Maciel da Silva.
Descrição: O principal objetivo do presente projeto é definir um corpo de técnicas estatísticas e aplica-las aos dados levantados durante a execução do projeto "O estudo dos contornos musicais de obras para flauta solo com auxílio de ferramentas computacionais", aprovado para o PIBIC 2013-2014 (edital PROPCI 01-2013). O Grupo de Pesquisa Genos está desenvolvendo uma pesquisa de levantamento, classificação, análise estatística e criação de ferramentas composicionais com base em um repertório de obras para flauta solo compostas entre 1710 e 1810. Este projeto é composto por três subprojetos contemplados com seis bolsas PIBIC (edital PROPCI 01-2013). As obras musicais mencionadas serão classificadas, codificadas e analisadas por meio de um software desenvolvido durante o projeto. Os dados desta análise serão usados para o desenvolvimento das ferramentas composicionais. A análise de grandes corpora de obras musicais com o auxílio de softwares geralmente resulta em um grande volume de dados. Este volume muitas vezes dificulta a verificação de hipóteses. A aplicação de técnicas estatísticas a esses dados pode otimizar os dados e permitir a identificação de informações que ficariam obscuras pelo excesso de dados. Dessa forma, uma maior precisão nos resultados da pesquisa com o repertório de flauta solo poderá resultar em melhor entendimento das caracterísicas musicais destas composições. Estes resultados poderão ser usados enquanto ferramentas didáticas em aulas de Composição, Análise Musical e Performance e em outros projetos, como o de geração de ferramentas composicionais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Marcos da Silva Sampaio - Coordenador / Sara Dumont Fadigas - Integrante / Daiana Maciel da Silva - Integrante / José Hugo da Silva Santos - Integrante. Número de produções C, T A: 2 / Número de orientações: 3
Membro: Marcos da Silva Sampaio.
2.   2013-Atual. Combinatoriedade: problemas de pesquisa e soluções compositivas
Descrição: Pesquisa de doutorado em andamento.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Natanael de Souza Ourives - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Membro: Natanael de Souza Ourives.
3.   2013-2014. Criação de ferramentas composicionais interativas a partir de um processo colaborativo
Descrição: Pesquisa realizada na Escola de Música da UFBA, em colaboração com os prof. Dr. Lucas Robatto e Dr. Marcos da Silva Sampaio. O principal objetivo dessa pesquisa é desenvolver ferramentas para composição musical, produzindo ao mesmo tempo estratégias para o compor com recursos computacionais e aplicações de operações de contornos para a composição interativa utilizando o software PureData. Os objetivos secundários são compor obras musicais para flauta e eletrônica veiculando conceitos específicos do compor desenvolvidos durante a pesquisa de doutorado do orientador e criar patchs de PureData que serão posteriormente disponibilizados na internet com fins didáticos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Alisson Gonçalves da Silva - Integrante / Menahem Hein de Oliveira Farias - Integrante / Guilherme Bertissolo - Coordenador.
Membro: Alisson Gonçalves da Silva.
Descrição: Pesquisa realizada na Escola de Música da UFBA, em colaboração com os prof. Dr. Lucas Robatto e Dr. Marcos da Silva Sampaio. O principal objetivo dessa pesquisa é desenvolver ferramentas para composição musical, produzindo ao mesmo tempo estratégias para o compor com recursos computacionais e aplicações de operações de contornos para a composição interativa utilizando o software PureData. Os objetivos secundários são compor obras musicais para flauta e eletrônica veiculando conceitos específicos do compor desenvolvidos durante a pesquisa de doutorado do orientador e criar patchs de PureData que serão posteriormente disponibilizados na internet com fins didáticos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Guilherme Bertissolo - Coordenador / Alisson Gonçalves da Silva - Integrante / Menahem Hein de Oliveira Farias - Integrante.
Membro: Guilherme Bertissolo.
4.   2013-2014. O estudo dos contornos musicais de obras para flauta solo com auxílio de ferramentas computacionais
Descrição: Contornos podem ser entendidos como desenhos ou perfis de objetos. Em música, contornos podem ser associados a parâmetros como altura, duração e densidade. O estudo de relações de contornos musicais é importante porque, assim como conjuntos de notas e motivos, podem ajudar a dar coerência a uma obra musical. Ferramentas computacionais aplicadas à música podem ajudar no estudo de grandes corpora de obras, realizando análises de centenas de músicas em pouco tempo. Por exemplo, o software Rameau analisa a harmonia dos 371 corais de Bach em 20 segundos com mais de 90% de acerto. Até o presente momento não existe qualquer estudo dos contornos musicais de um grande corpus de obras para flauta solo. O período de 1710 a 1810 contempla grande parte das obras mais significativas para flauta solo e servirá como recorte inicial deste projeto. O objetivo principal desta pesquisa é, portanto, verificar relações entre contornos musicais de obras para flauta solo compostas entre 1710 e 1810 usando e desenvolvendo ferramentas computacionais para este fim. Dessa forma, o estudo dos contornos de um corpus grande de obras para flauta solo resultará em um maior entendimento das estruturas musicais deste corpus. Além disso os resultados deste trabalho poderão ser usados enquanto ferramentas didáticas em aulas de Composição, Análise e Performance Musical.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Marcos da Silva Sampaio - Coordenador / Simei Ferreira de Queiroz - Integrante / Diogo Santos de Cerqueira - Integrante. Número de produções C, T A: 3 / Número de orientações: 2
Membro: Marcos da Silva Sampaio.
5.   2013-Atual. Repertório para flauta solo de 1710 a 1810: levantamento, análise e composição
Descrição: Descrição: O objetivo deste projeto é levantar, classificar e analisar as características musicais de um grupo de obras para flauta solo compostas entre 1710 e 1810 armazenadas na base de dados do IMSLP, criar ferramentas composicionais com base nos dados destas análises, utilizar essas ferramentas para compor obras musicais, e apresentar estas obras publicamente. Este projeto está dividido em quatro subprojetos específicos: 1. Levantamento, Classificação e Análise de Repertório Erudito para Flauta Solo: 1710-1810; 2. O estudo dos contornos musicais de obras para flauta solo com auxílio de ferramentas computacionais; 3. Criação de ferramentas composicionais interativas a partir de um processo colaborativo; 4. Análise estatística das características musicais das obras para flauta solo do período entre 1710 e 1810. Espera-se com esse projeto organizar o repertório de flauta do período mencionado, analisar estatisticamente as características musicais do repertório, criar ferramentas composicionais para interação em tempo real entre a flauta solo e computador programado para reconhecer os padrões levantados na análise estatística, e finalmente, difundir a produção artística e científica desenvolvida durante o projeto... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (7) . Integrantes: Marina Monroy da Costa Penna - Integrante / Lucas Robatto - Integrante / Guilherme Bertissolo - Integrante / Marcos da Silva Sampaio - Coordenador.
Membro: Marina Monroy da Costa Penna.
Descrição: O objetivo deste projeto é levantar, classificar e analisar as características musicais de um grupo de obras para flauta solo compostas entre 1710 e 1810 armazenadas na base de dados do IMSLP, criar ferramentas composicionais com base nos dados destas análises, utilizar essas ferramentas para compor obras musicais, e apresentar estas obras publicamente. Este projeto está dividido em quatro subprojetos específicos: 1. Levantamento, Classificação e Análise de Repertório Erudito para Flauta Solo: 1710-1810; 2. O estudo dos contornos musicais de obras para flauta solo com auxílio de ferramentas computacionais; 3. Criação de ferramentas composicionais interativas a partir de um processo colaborativo; 4. Análise estatística das características musicais das obras para flauta solo do período entre 1710 e 1810. Espera-se com esse projeto organizar o repertório de flauta do período mencionado, analisar estatisticamente as características musicais do repertório, criar ferramentas composicionais para interação em tempo real entre a flauta solo e computador programado para reconhecer os padrões levantados na análise estatística, e finalmente, difundir a produção artística e científica desenvolvida durante o projeto.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Alisson Gonçalves da Silva - Integrante / Marcos da Silva Sampaio - Coordenador / Simei Ferreira de Queiroz - Integrante / Menahem Hein de Oliveira Farias - Integrante / José Rodrigues Martinez Neto - Integrante / Danilo Abrahão Faria - Integrante / Lucas Robatto - Integrante / Sara Dumont Fadigas - Integrante / Guilherme Bertissolo - Integrante.
Membro: Alisson Gonçalves da Silva.
Descrição: O objetivo deste projeto é levantar, classificar e analisar as características musicais de um grupo de obras para flauta solo compostas entre 1710 e 1810 armazenadas na base de dados do IMSLP, criar ferramentas composicionais com base nos dados destas análises, utilizar essas ferramentas para compor obras musicais, e apresentar estas obras publicamente. Este projeto está dividido em quatro subprojetos específicos: Levantamento, Classificação e Análise de Repertório Erudito para Flauta Solo: 1710-1810 O estudo dos contornos musicais de obras para flauta solo com auxílio de ferramentas computacionais Criação de ferramentas composicionais interativas a partir de um processo colaborativo Análise estatística das características musicais das obras para flauta solo do período entre 1710 e 1810. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (11) / Mestrado profissional: (1) . Integrantes: Lucas Robatto - Coordenador / Marcos da Silva Sampaio - Integrante / Guilherme Bertissolo - Integrante / Natanael de Souza Ourives - Integrante / Alisson Gonçalves da Silva - Integrante / Diogo Santos de Cerqueira - Integrante / Simei Ferreira - Integrante / Menahem Hein - Integrante / José Rodrigues - Integrante / Marina Monroy da Costa Penna - Integrante / Sara Dumont Fadigas - Integrante / Daiana Maciel da Silva - Integrante / Luã de Almeida Pereira - Integrante / Danilo Azevedo - Integrante / Patrick Andrews - Integrante / Tharcísio Vaz - Integrante.
Membro: Lucas Robatto.
Descrição: O objetivo deste projeto é levantar, classificar e analisar as características musicais de um grupo de obras para flauta solo compostas entre 1710 e 1810 armazenadas na base de dados do IMSLP, criar ferramentas composicionais com base nos dados destas análises, utilizar essas ferramentas para compor obras musicais, e apresentar estas obras publicamente. Este projeto está dividido em quatro subprojetos específicos: 1. Levantamento, Classificação e Análise de Repertório Erudito para Flauta Solo: 1710-1810; 2. O estudo dos contornos musicais de obras para flauta solo com auxílio de ferramentas computacionais; 3. Criação de ferramentas composicionais interativas a partir de um processo colaborativo; 4. Análise estatística das características musicais das obras para flauta solo do período entre 1710 e 1810. Espera-se com esse projeto organizar o repertório de flauta do período mencionado, analisar estatisticamente as características musicais do repertório, criar ferramentas composicionais para interação em tempo real entre a flauta solo e computador programado para reconhecer os padrões levantados na análise estatística, e finalmente, difundir a produção artística e científica desenvolvida durante o projeto.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Marcos da Silva Sampaio - Coordenador / Lucas Robatto - Integrante / Guilherme Bertissolo - Integrante / Alisson Gonçalves da Silva - Integrante / Simei Ferreira de Queiroz - Integrante / José Rodrigues Martinez Neto - Integrante / Menahem Hein de Oliveira Farias - Integrante / Danilo Abrahão Faria - Integrante / Diogo Santos de Cerqueira - Integrante / Sara Dumont Fadigas - Integrante / Patrick André de Amorim Lima - Integrante / Tharcísio Vaz da Costa de Moraes - Integrante. Número de produções C, T A: 4
Membro: Marcos da Silva Sampaio.

2012

1.   2012-2013. Musicologia Computacional no estudo dos contornos musicais de obras do gênero Choro
Descrição: Contornos musicais podem ser entendidos como desenhos ou perfis de objetos. Em música, contornos podem ser abstraídos de parâmetros como altura, duração e densidade. Por exemplo, contornos melódicos são abstrações de altura no tempo. O estudo de relações de contornos musicais é importante porque, assim como conjuntos de notas e motivos, podem ajudar a dar coerência a uma obra musical. O principal objetivo desta pesquisa é verificar relações entre os contornos das melodias de uma coleção de 549 composições do gênero Choro usando as ferramentas computacionais Music21 com o módulo de contornos MusiContour. Esta pesquisa é um subprojeto da pesquisa maior sobre relações de contornos musicais desenvolvida desde 2007.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) . Integrantes: Marcos da Silva Sampaio - Coordenador / Pedro Ribeiro Kroger Junior - Integrante / Eduardo Lago Nunes - Integrante / Alisson Gonçalves da Silva - Integrante / Simei Ferreira de Queiroz - Integrante / José Rodrigues Martinez Neto - Integrante / Menahem Hein de Oliveira Farias - Integrante / Danilo Abrahão Faria - Integrante. Número de orientações: 4
Membro: Marcos da Silva Sampaio.

2011

1.   2011-2014. Desenvolvimento de ferramentas para visualização em Música
Descrição: A hipótese principal dessa pesquisa é que visualizações gráficas podem contribuir para o entendimento de diferentes elementos musicais. Os principais objetivos são desenvolver ferramentas para visualização musical e desenvolver metodologias para a visualização de conteúdo musical.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Mara Pinheiro Menezes - Integrante / Pedro Kröger - Coordenador / Marcos da Silva Sampaio - Integrante / Jean Menezes da Rocha - Integrante / Natan Ourives - Integrante / Dennis Carvalho - Integrante.
Membro: Mara Pinheiro Menezes.
2.   2011-2013. Rebotes: o uso da combinatoriedade através de hexacordes, tetracordes e tricordes fontes combinatoriais absolutos
Descrição: Pesquisa de Mestrado Concluída sob a forma de dissertação.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Natanael de Souza Ourives - Coordenador. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
Membro: Natanael de Souza Ourives.

2010

1.   2010-Atual. Desenvolvimento e Aplicação de Ferramentas para Visualização em Música
Descrição: A visualização de informações tem auxiliado para o aumento da compreensão de dados complexos em diversas áreas como estatística, estudos sociais, e música. A visualização de dados em música pode abranger uma gama ampla de tópicos como fuga, forma, contraponto, série dodecafônica, escalas, harmonia, e conjuntos de notas, beneficiando leigos e profissionais. Ainda assim, estudos mais rigorosos sobre a eficiência da visualização não tem sido feitos e os poucos estudos indicam que a visualização pode auxiliar estudantes a aprender melhor o material estudado. A hipótese principal dessa pesquisa é que visualizações gráficas podem contribuir para o entendimento de diferentes elementos musicais. Os principais objetivos são desenvolver ferramentas para visualização musical e desenvolver metodologias para a visualização de conteúdo musical.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . Integrantes: Natanael de Souza Ourives - Integrante / Marcos da Silva Sampaio - Integrante / Pedro Ribeiro Kroger Junior - Coordenador / Mara Pinheiro Menezes - Integrante / Jean Menezes da Rocha - Integrante / Dennis Queiroz de Carvalho - Integrante / Flávio José Gomes de Queiroz - Integrante.
Membro: Natanael de Souza Ourives.
Descrição: A visualização de informações tem auxiliado para o aumento da compreensão de dados complexos em diversas áreas como estatística, estudos sociais, e música. A visualização de dados em música pode abranger uma gama ampla de tópicos como fuga, forma, contraponto, série dodecafônica, escalas, harmonia, e conjuntos de notas, beneficiando leigos e profissionais. Ainda assim, estudos mais rigorosos sobre a eficiência da visualização não tem sido feitos e os poucos estudos indicam que a visualização pode auxiliar estudantes a aprender melhor o material estudado. A hipótese principal dessa pesquisa é que visualizações gráficas podem contribuir para o entendimento de diferentes elementos musicais. Os principais objetivos são desenvolver ferramentas para visualização musical e desenvolver metodologias para a visualização de conteúdo musical.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Marcos da Silva Sampaio - Integrante / Flávio José Gomes de Queiroz - Integrante / Pedro Ribeiro Kroger Junior - Coordenador / Mara Pinheiro Menezes - Integrante / Natanael de Souza Ourives - Integrante / Jean Menezes da Rocha - Integrante / Dennis Queiroz de Carvalho - Integrante. Número de produções C, T A: 2 / Número de orientações: 1
Membro: Marcos da Silva Sampaio.
Descrição: A visualização de informações tem auxiliado para o aumento da compreensão de dados complexos em diversas áreas como estatística, estudos sociais, e música. A visualização de dados em música pode abranger uma gama ampla de tópicos como fuga, forma, contra- ponto, série dodecafônica, escalas, harmonia, e conjuntos de notas, beneficiando leigos e profissionais. Ainda assim, estudos mais rigorosos sobre a eficiência da visualização não tem sido feitos e os poucos estudos indicam que a visualização pode auxiliar estudantes a aprender melhor o material estudado. A hipótese principal dessa pesquisa é que visualizações gráficas podem contribuir para o entendimento de diferentes elementos musicais. Os principais objetivos são desenvolver ferramentas para visualização musical e desenvolver metodologias para a visualização de conteúdo musical.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: Pedro Ribeiro Kroger Junior - Coordenador / Mara Menezes - Integrante / Marcos di Silva - Integrante / JEAN MENEZES DA ROCHA - Integrante / Natanael Ourives - Integrante / Dennis Carvalho - Integrante / Francis Strappa - Integrante.
Membro: Pedro Ribeiro Kroger Junior.
2.   2010-2012. Verificação de inconsistências nas teorias de contornos musicais através do uso de ferramentas computacionais
Descrição: Contornos podem ser entendidos como desenhos, perfis ou silhuetas de objetos. Em música contornos podem ser associados a parâmetros como altura, duração e densidade. O estudo de relações de contornos musicais é importante porque, assim como conjuntos de notas e motivos, podem ajudar a dar coerência a uma obra musical. Desde 1985, autores como Friedmann, Robert Morris, e Elizabeth Marvin e Paul Laprade têm desenvolvido teorias para ajudar no entendimento das relações de contornos musicais. Tais teorias contêm diversas declarações matemáticas, como forma prima, redução de contornos e inversão. Recentemente verifiquei uma inconsistência no algoritmo de forma prima de Marvin e Laprade. A forma prima é importante, pois estabelece o contorno representante de uma classe de contornos. Apesar desta importância, não há menção desta inconsistência em nenhum dos trabalhos posteriores à definição deste algoritmo. Este problema de inconsistência pode implicar em fragilidades nas ramificações destas teorias, nas análises de contornos de obras musicais publicadas até então, e no uso futuro das operações destas teorias na composição musical. Por esta razão eu acredito ser essencial uma revisão destas teorias para que se possa verificar a existência de outras possíveis inconsistências. Desse modo esta revisão poderá representar um avanço significativo no estado de arte das teorias de relações de contornos musicais. O objetivo principal desta pesquisa é levantar possíveis inconsistências nas teorias de contornos de Friedmann, Morris e Marvin, e propor soluções. Este levantamento será feito por meio de uma revisão das operações definidas em tais teorias com o auxílio de ferramentas computacionais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Marcos da Silva Sampaio - Coordenador / Pedro Ribeiro Kroger Junior - Integrante / Francis Strappa Facchinetti Doria - Integrante / Eduardo Lago Nunes - Integrante. Número de produções C, T A: 11 / Número de orientações: 1
Membro: Marcos da Silva Sampaio.

2007

1.   2007-Atual. Desenvolvendo um sistema para a análise automática de harmonia
Descrição: A extração de dados de música ocidental tem recebido uma atenção crescente recentemente. A análise de música por computador é iimportante porque sistemas para a performance de processos musicais pode trazer insights de como a audiência humana executa esses processos, da mesma maneira que o uso de computador em visão e solução de problemas trouxeram novos insights nessas áreas. Existem diversas possibilidades de implicações práticas da análise automática, dentre elas estão arranjo automático, detecção de prováveis erros em uma partitura, busca em banco de dados, geração de acompanhamento para uma melodia, e análise estatística de estilos musicais para composição automática. Esse projeto tem como objetivo o desenvolvimento de um sistema para análise automática de harmonia com foco na análise do contexto musical. O sistema se concentrará na harmonia do período tonal. Ao final dessa pesquisa espera-se produzir um survey abrangente para servir de base para trabalhos futuros, um corpus extenso de exemplos musicais, uma lista com casos-problema, e um sistema computacional para a análise harmônica com os principais algoritmos da literatura implementados, bem como novos algoritmos que forem definidos nessa pesquisa. Além dos resultados esperados para a pesquisa, a modernização da estrutura do GenosLab - Laboratório do grupo de pesquisa Genos - vai permitir a sua utilização em atividades de extensão ligados a área da computação musical. No primeiro período do projeto (2007-2008) recebemos um auxílio financeiro da Fapesb de 30 mil reais para uso em equipamento e livros... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Givaldo de Cidra Oliveira - Integrante / Pedro Ribeiro Kröger Junior - Coordenador / Alexandre Passos - Integrante / Marcos da Silva Sampaio - Integrante / Natanael Ourives - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Auxílio financeiro.
Membro: Givaldo de Cidra Oliveira.
Descrição: A extração de dados de música ocidental tem recebido uma atenção crescente recentemente. A análise de música por computador é iimportante porque sistemas para a performance de processos musicais pode trazer insights de como a audiência humana executa esses processos, da mesma maneira que o uso de computador em visão e solução de problemas trouxeram novos insights nessas áreas. Existem diversas possibilidades de implicações práticas da análise automática, dentre elas estão arranjo automático, detecção de prováveis erros em uma partitura, busca em banco de dados, geração de acompanhamento para uma melodia, e análise estatística de estilos musicais para composição automática. Esse projeto tem como objetivo o desenvolvimento de um sistema para análise automática de harmonia com foco na análise do contexto musical. O sistema se concentrará na harmonia do período tonal. Ao final dessa pesquisa espera-se produzir um survey abrangente para servir de base para trabalhos futuros, um corpus extenso de exemplos musicais, uma lista com casos-problema, e um sistema computacional para a análise harmônica com os principais algoritmos da literatura implementados, bem como novos algoritmos que forem definidos nessa pesquisa. Além dos resultados esperados para a pesquisa, a modernização da estrutura do GenosLab - Laboratório do grupo de pesquisa Genos - vai permitir a sua utilização em atividades de extensão ligados a área da computação musical. No primeiro período do projeto (2007-2008) recebemos um auxílio financeiro da Fapesb de 30 mil reais para uso em equipamento e livros.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Marcos da Silva Sampaio - Integrante / Pedro Ribeiro Kroger Junior - Coordenador / Givaldo de Cidra Oliveira - Integrante / Alexandre Tachard Passos - Integrante / Natanael de Souza Ourives - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Bolsa. Número de produções C, T A: 5
Membro: Marcos da Silva Sampaio.
Descrição: Um projeto para a criação de um sistema para a análise automática de harmonia por computador.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Pedro Ribeiro Kroger Junior - Coordenador / Marcos di Silva - Integrante / Givaldo Cidra - Integrante / Alexandre Passos - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 3
Membro: Pedro Ribeiro Kroger Junior.

2005

1.   2005-2007. Desenvolvendo uma codificação para definir estruturas musicais
Descrição: A codificação musical é a busca da representação de elementos sonoros. Exemplos simples de codificações incluem a representação das notas musicais por letras (C para dó, D para ré, e assim por diante) ou números (0 para dó, 1, para dó], 2 para ré, e assim por diante). Existem codificações musicais para performance, síntese sonora, jogos, notação musical, braile, bibliografia musical e análise de canções folclóricas. Contudo, não é de nosso conhecimento nenhuma pesquisa envolvendo uma codificação específica para definir estruturas musicais em um nível mais alto de abstração como "mostre todos os sujeitos das fugas do Cravo Bem Temperado de Bach", ou "mostre todas as respostas reais das fugas do Cravo Bem Temperado" (o que na verdade significa "pegue todas as respostas, transponha uma quinta abaixo, compare com os sujeitos e mostre as que são reais"). Outros exemplos incluem acordes para o estudo de orquestração, elementos formais, harmônicos e motívicos. Esse sistema deveria usar uma codificação específica para permitir esses recursos. Nosso objetivo é desenvolver uma codificação específica para fragmentos musicais que permita a descrição musical em níveis mais altos além da nota/duração, incluindo estruturas formais, e elementos idiosincráticos (como a noção de sujeito/resposta em fugas, ou grupos de temas na forma sonata, ou motivos em certos tipos de composições) e desenvolver o protótipo de um programa de computador para testar e auxiliar o processo de desenvolvimento dessa codificação. Essa pesquisa se justifica não só pela originalidade, mas porque vários problemas de representação podem ser investigados, como elementos que se sobrepõem, como obter um todo a partir de segmentos, como desenvolver codificações otimizadas para certas tarefas como acordes para o estudo de orquestraçao, acordes no estudo de harmonia, redução analítica em relação à versão original, redução para piano em relação à versão original. .. Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Givaldo de Cidra Oliveira - Integrante / Pedro Ribeiro Kröger Junior - Coordenador / Marcos da Silva Sampaio - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Bolsa.
Membro: Givaldo de Cidra Oliveira.
Descrição: A codificação musical é a busca da representação de elementos sonoros. Exemplos simples de codificações incluem a representação das notas musicais por letras (C para dó, D para ré, e assim por diante) ou números (0 para dó, 1, para dó], 2 para ré, e assim por diante). Existem codificações musicais para performance, síntese sonora, jogos, notação musical, braile, bibliografia musical e análise de canções folclóricas. Contudo, não é de nosso conhecimento nenhuma pesquisa envolvendo uma codificação específica para definir estruturas musicais em um nível mais alto de abstração como "mostre todos os sujeitos das fugas do Cravo Bem Temperado de Bach", ou "mostre todas as respostas reais das fugas do Cravo Bem Temperado" (o que na verdade significa "pegue todas as respostas, transponha uma quinta abaixo, compare com os sujeitos e mostre as que são reais"). Outros exemplos incluem acordes para o estudo de orquestração, elementos formais, harmônicos e motívicos. Esse sistema deveria usar uma codificação específica para permitir esses recursos. Nosso objetivo é desenvolver uma codificação específica para fragmentos musicais que permita a descrição musical em níveis mais altos além da nota/duração, incluindo estruturas formais, e elementos idiosincráticos (como a noção de sujeito/resposta em fugas, ou grupos de temas na forma sonata, ou motivos em certos tipos de composições) e desenvolver o protótipo de um programa de computador para testar e auxiliar o processo de desenvolvimento dessa codificação. Essa pesquisa se justifica não só pela originalidade, mas porque vários problemas de representação podem ser investigados, como elementos que se sobrepõem, como obter um todo a partir de segmentos, como desenvolver codificações otimizadas para certas tarefas como acordes para o estudo de orquestraçao, acordes no estudo de harmonia, redução analítica em relação à versão original, redução para piano em relação à versão original.. Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Marcos da Silva Sampaio - Integrante / Pedro Ribeiro Kroger Junior - Coordenador / Givaldo de Cidra Oliveira - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T A: 6
Membro: Marcos da Silva Sampaio.
2.   2005-2006. Desenvolvimento e implementação de uma codificação para definir estruturas musicais
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Pedro Ribeiro Kroger Junior - Coordenador / Marcos di Silva - Integrante / Givaldo Cidra - Integrante.
Membro: Pedro Ribeiro Kroger Junior.


(*) Relatório criado com produções desde 2005 até 2014
Data de processamento: 28/08/2015 11:09:39